O que levar para viagem à Europa de 15 dias.
- Rotas do Continente

- 26 de nov. de 2025
- 4 min de leitura

O que levei?
8 Camisetas de manga curta
3 Calças Jeans
9 Cuecas
7 Pares de Meia
1 Jaqueta (mais grossa para frio)
1 Jaqueta corta vento (mais fina)
2 Pares de tênis
1 Boné
1 Óculos
1 Capa de chuva
2 Bermudas (que não usei)
Por que não levar muita coisa?
Como a ideia não era despachar mala na ida, somente na volta e também encontrar uma lavanderia no meio da viagem, acabei não levando muita roupa.
Fui em Outubro, início de outono na Europa onde as temperatuas mais frias já começam a aparecer. o que levar para viagem à Europa
Malas
Levei uma mala de mão e mais uma mochila.
As roupas couberam tranquilamente na mala, pois utilizei os sacos de vácuo (que vou explicar melhor no próximo tópico).
Na mochila, levei uma peça de cada de roupa (1 cueca, 1 par de meias, 1 camiseta e 1 calça) como precaução, pois havia a possibilidade da companhia aérea ter a ideia de despachar a minha mala por não ter mais lugares para malas no avião.
Isso é uma coisa bem comum e que pode acontecer na hora do embarque. E uma das causas é porque muitas pessoas utilizam o compartimento das malas de mão do avião para também colocar o seu item pessoal (que seria uma mochila) que deveria ficar embaixo do banco da frente ou entre seus pés, mas como uma boa parte das pessoas infelizmente só pensa em si mesmas, acabam utilizando o espaço destinado somente às bagagens maiores e acaba faltando espaço para as últimas pessoas que estão embarcando.
Sacos de Vácuo
Um daqueles itens que se tornaram indispensáveis nas viagens foram os sacos de vácuo.
Em uma viagem onde você muitas vezes precisa economizar o máximo espaço possível, é realmente uma mão na roda você utilizar sacos de vácuo, pois há uma redução real no volume das roupas na faixa de 30% a 40%.
Consegui uma redução de 20% nas calças jeans, 25% a 30% nas cuecas e cerca de 35% nas camisetas.
Um exemplo, foi uma jaqueta que levei para dias mais frios, onde consegui reduzir cerca de 50% do volume devido ao material dela.

Então, se a sua ideia é economizar espaço na(s) mala(s), realmente vale a pena investir nos sacos de vácuo.
Meias dentro dos tênis
Parece óbvio para muitos, mas às vezes o óbvio precisa ser dito. Então, lembre-se de colocar pelo menos uns 4 pares de meias dentro dos seus pares de tênis, pois é um espaço que acaba ficando vazio e que pode ser aproveitado.
Tênis para caminhada
Tênis addidas baixinho e com solado duro, sapatênis, allstar...
Gosto de todos esses (exceto o sapatênis haha), mas definitivamente não são calçados indicados se você pretende caminhar muito na sua viagem.

Muitos dos viajantes que vão para cidades como Paris e Londres, por exemplo, acabam caminhando vários quilômetros diariamente, mesmo que a caminhada seja intercalada com metrô e ônibus.
Então, se você pretende caminhar de 10km a 15km por dia, esqueça calçados com solado muito duro ou muito fino e opte por tênis específicos para caminhada.

Boné e protetor solar
No verão é indispensável, e no inveno, mesmo com dias mais nublados é importante levar um boné ou algo semelhante caso a sua ideia seja andar bastante a pé.
O protetor também é um item indispensável, que eu acho chato usar mas acabo me obrigando em função dos benefícios e faço um esforço para passar pelo menos no rosto e pescoço.
Considerar levar roupas térmicas
A partir de Outubro já começa a fazer mais frio no continente Europeu, principalmente nos países que ficam na linha da França para cima.
Holanda, Inglaterra, Bélgica e Alemanha também já costumam apresentar temperaturas mais baixas a partir do mês de Outubro.
Levando em consideração essas informações e também em otimizar o peso e o espaço na sua mala, levar roupas térmicas que costumam ser mais leves e mesmo assim esquentam bem é uma ideia a ser levada em conta.
Além disso, você pode deixar de levar uma ou outra roupa só pelo fato de estar levando uma roupa térmica.
A importância das camisetas leves
Não vou citar nenhuma marca aqui, mas hoje em dia já são bem comuns as camisetas tecnológicas onde além de serem mais leves, acumulam menos suor, sujeira e também são mais fáceis e práticas de lavar e secar.
Pode parecer um detalhe insignificante, mas é algo que pode te ajudar a economizar um tempo que você pode utilizar para gastar com outra coisa na sua viagem como passar mais tempo em um ponto turístico específico ou simplesmente tomar um café em um lugar diferente.
Não leve mala despachada. Compre uma e despache na volta!
Essa é uma dica de ouro, mas que muitos não se dão conta!
Pensa um pouco...
Você já vai com a sua mala de mão e mais uma mochila. Faz mesmo sentido levar mais uma mala despachada no voo de ida, sendo que você pode comprar uma que custa na faixa de 30 a 40 euros, comprar algumas roupas e despachar ela somente na volta?
Você vai pagar a passagem mais barata no voo de ida por não precisar despachar uma mala, vai poder comprar roupas na Europa que mesmo pagando em Euro ainda vão sair mais em conta do que comprar no Brasil e vai ter um volume a menos para cuidar na ida.
Sem falar no tempo que você vai ter que ficar esperando para pegar a sua mala quando chegar em seu destino na Europa.
No final, vai sobrar uma mala nova que você pode aproveitar para as próximas viagens, vender ou até mesmo dar de presente para alguém.
Onde comprar roupas e uma mala de viagem na Europa?
Se o seu destino for uma capital, encontrará uma infinidade de lojas de roupas, desde as mais baratas até as mais caras.
Uma das queridinhas dos brasileiros sem dúvida é a Primark, que por ser uma loja de roupas no estilo Renner, C&A e Riachuelo onde você encontra praticamente tudo em um só lugar. É uma loja com preços muito competitivos e tem peças de qualidade, tanto femininas quanto masculinas.
Se você tem a paciência que eu não tenho de bater perna em loja, vale muito a pena investir um pouco do seu tempo e do seu orçamento na Primark.
Espero ter contribuído em alguma coisa no seu planejamento de viagem!
Se ficou com dúvidas sobre algum detalhe ou tem sugestões, escreva aqui embaixo nos comentários!
























Comentários